Mobirise

Sou Técnico em Edificações e apresento a vocês um material indicado para estudantes e profissionais da Construção Civil, para estudo e treinamento.

Procura uma Cartilha da NR-18 de fácil leitura, mas não encontra?

"É estudante ou profissional da Construção Civil e procura um material para treinamento?"

Essa Cartilha da NR-18 é baseada na Norma Regulamentadora 18, com linguagem e imagens simples e bem ilustrativas para o estudo e treinamento de Segurança do Trabalho na Construção Civil!

Mobirise

A CARTILHA EDUCATIVA DA NR18!
Mas de que forma uma cartilha pode beneficiar o operário na prevenção de acidentes? E mais: Por que a cartilha deve ser usada como ferramenta laboral na prevenção de acidentes?

Um pictograma (do latim picto -pintado + grego graphe -caractere, letra)

é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de ilustrações. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias são transmitidas através de desenhos. Isso é a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos. (Neves, João V. M., 2007)

Mobirise
  1. ESTUDOS revelam que impressos destinados à construção civil favorecem a aproximação e o reconhecimento, nas mensagens impressas, de situações que condizem com a realidade vivida pelos operários.
  2. O USO do discurso direto e claro auxilia na compreensão do texto, e o uso de imagens correspondentes à realidade permite a identificação de características específicas às condições de vida e trabalho na construção civil. Esses elementos contribuem para uma melhor comunicação com o leitor. Por isso, as informações escolhidas para compor um material educativo devem fornecer elementos para a tomada de decisões, em detrimento de prescrever padrões de comportamentos e atitudes. (Kelly-Santos & Rozemberg, 2005-2006)
  3. OS PICTOGRAMAS são usados muito na sinalização pública, privada, na área da saúde e segurança do trabalho. Impressos como cartilha são usados por diversas empresas e governo para vender um produto, disseminar uma ideologia, uma informação para atingir seu objetivo. Quando palavras não são suficientes para comunicar, usam-se também fotos, figuras e símbolos para transmitir uma informação. 

A NR-18 (Norma Regulamentadora 18) determina as condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção. É uma norma com diretrizes administrativas, planejamento e organização, com objetivo de implantar medidas de controle e sistema preventivos de segurança nos processos, condições e no meio ambiente de trabalho na construção. 

A NR-18 também obriga áreas de vivência adequadas, sanitários, vestiários, refeitórios, cozinha, lavanderia, ambulatório e área de lazer. Embora não sejam proibidos alojamentos na obra, em muitos canteiros já não são instalados alojamentos, o que contribui para melhores condições de saúde e higiene do operário e do local.

A implantação da NR-18 foi decisiva na trajetória dos trabalhadores ao longo das últimas décadas, mas no dia-a-dia, as normas nem sempre são cumpridas. (Cichinelli, Gisele, 2008). 

Mobirise

NÃO CUMPREM A NORMA
Como exemplos de não-cumprimento de parte da NR-18, temos: não usar EPI, falta de EPC (proteção coletiva), desorganização e condições insalubres.
Tabela 1

TABELA 2 - Fatores que explicam altos índices de acidentes na construção civil.

Mobirise

Entre os acidentes, os que mais ocorrem são o de queda de altura: partes periféricas de lajes, aberturas de piso, vãos de acesso às caixas de elevadores, vãos de escadarias ou rampas, serviços executados em sacadas e / ou varandas, construção e manutenção de telhados e / ou coberturas, montagem e desmontagem de andaimes fachadeiros, montagem e desmontagem de torres de elevadores de obras, trabalhos em andaimes suspensos, montagem de elementos estruturais (pré-moldados, metálicos), trabalhos em confecção de fôrmas, ferragens e concretagem de estruturas e lajes, 

manutenção de fachadas de edifícios e inspeção e manutenção de chaminés. (Melo, Maria B. F. V. de, 2001)

Para Cichinelli (2008), outro fator preocupante é a falta de qualificação profissional.

Para Razente (2005), as qualificações das pessoas para a prevenção de acidentes devem ser levadas em consideração no preparo e na execução de qualquer tarefa.

Treinamento na obra é quesito fundamental para conhecer as normas de segurança e praticá-las.

Para Dwyer (2009) as condições sociais dos trabalhadores, principalmente a falta de instrução, influenciam decisivamente na questão da segurança.


POR QUE A CARTILHA?

  • ESTUDO E TREINAMENTO - Impressos como cartilha são usados por diversas empresas e governo para vender um produto, disseminar uma ideologia, uma informação para atingir seu objetivo. Quando palavras não são suficientes para comunicar, usam-se também fotos, figuras e símbolos para transmitir uma informação.  Estudos revelam que impressos destinados à construção civil favorecem a aproximação e o reconhecimento, nas mensagens impressas, de situações que condizem com a realidade vivida pelos operários.
  • POR QUE ESSA CARTILHA É DIFERENTE? Utilizou-se pictogramas e textos, para melhor compreensão. O uso do discurso direto e claro auxilia na compreensão do texto, e o uso de imagens correspondentes à realidade permite a identificação de características específicas às condições de vida e trabalho na construção civil. Esses elementos contribuem para uma melhor comunicação com o leitor. Por isso, as informações escolhidas para compor um material educativo devem fornecer elementos para a tomada de decisões, em detrimento de prescrever padrões de comportamentos e atitudes.
  • NÃO SOU OPERÁRIO, SOU ESTUDANTE. ESSA CARTILHA SERVE PRA MIM? Essa cartilha é baseada na Norma Regulamentadora 18, é um resumo da NR-18, mas o suficiente para informar os tópicos principais da Norma.  Serve para estudo e treinamento, mas que fique claro que não pode substituir a NR-18 em si e nem servir como único instrumento de treinamento e prevenção de acidentes.

UMA CARTILHA ÚNICA
Uma cartilha atual, de simples compreensão e não achei outra igual por aí, simples e resumida, que te dá muita informação em poucas páginas, sem muito blábláblá...
Cartilha de fácil compreensão com textos e imagens, úteis para estudo ou treinamento.
Como não quero guardar o conhecimento para mim, decidi vender este produto por um valor mínimo perto da valiosa informação contida nesse manual de treinamento:

R$19,80

Clique no botão abaixo para fazer seu pedido:
Você será redirecionado para um ambiente 100% seguro.

www.000webhost.com